IFBA abre inscrições para 240 vagas de cursos técnicos gratuitos em Ilhéus; veja oportunidade

Estão abertas até o dia 16 de abril as inscrições para processo seletivo gratuito que visa preencher 240 vagas em curso técnicos para o campus Ilhéus do Instituto Federal da Bahia (IFBA). As capacitações estão disponíveis em duas modalidades: Integrado (médio + curso técnico) e Subsequente (curso técnico).

Os interessados devem realizar as inscrições através do site do instituto. O processo de seleção será on-line e os cursos disponíveis são: Edificações, Informática e Segurança do Trabalho.

Por causa da pandemia da covid-19, o IFBA fará a seleção para o processo seletivo com base nas notas do histórico escolar dos candidatos de forma virtual.

Para a realizar a inscrição, o estudante que ainda não obteve o histórico escolar a tempo poderá apresentar declaração de histórico escolar assinada pelo responsável da escola, conforme modelo disponível no edital. Na declaração, devem constar as notas e o nome completo do candidato em papel timbrado, carimbado e assinado pelo responsável da escola, ou o conjunto dos boletins.

As notas analisadas serão dos 6º, 7º e 8º ano do Ensino Fundamental para os Cursos Integrados e Concomitantes; e do 1º e 2º ano do Ensino Médio para os Cursos Subsequentes. As notas que não estiverem no padrão numérico deverão ser informadas ao sistema do Processo Seletivo conforme anexo da tabela de equivalência de conceitos e notas.

O IFBA reservará 50% das vagas para candidatos que estudaram em escola pública, com critérios socioeconômicos, subdivididos entre renda bruta familiar igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo per capita e renda bruta familiar superior a 1,5 salário-mínimo per capita. Entre elas também estão a reserva de vagas étnico-raciais, para candidatos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas. Também há reserva de vagas para candidatos com deficiência.

Fonte: G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *