Uneb anuncia que vai retornar aulas da graduação de forma remota

O Conselho Univeritário (Consu) da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) aprovou o retorno das atividades acadêmicas de graduação e manutenção das atividades administrativas de forma remota. Decisão acontece após a análise dos resultados da Pesquisa Uneb 2020: Nós por Nós, divulgados nesta terça-feira, 6. A estimativa é que as aulas sejam iniciadas em três semanas.

A partir da análise descritiva da pesquisa, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) vai deliberar sobre os encaminhamentos acadêmicos. De acordo com o reitor José Bites, o Consepe ainda irá definir a estrutura de oferta do ensino remoto, como calendário acadêmico e componentes curriculares.

A consulta, realizada entre os dias 20 de agosto e 18 de setembro, teve como objetivo construir dados que subsidiem estudos e proposições da administração universitária para suas atividades até que exista condição segura para retorno presencial, frente à pandemia do novo coronavírus.

Participaram da pesquisa 1.741 docentes (84,2%), 14.512 estudantes (77,1%), 945 técnicos administrativos (77,1%) e 606 profissionais terceirizados. Com esses números, a universidade ultrapassou a meta de 75% de adesão da comunidade acadêmica à consulta.

A pesquisa apresentou questões sobre as condições físicas, mentais e sociais dos integrantes da comunidade, sobre conectividade, disponibilidade de aparelhos e propostas para o futuro próximo das atividades acadêmicas e administrativas na universidade.

De acordo com os dados coletados, a maioria dos estudantes (65%) e dos professores (62%) afirmou que deseja retornar às atividades de ensino mediadas por tecnologia. Já para 62% dos técnicos administrativos e 52% dos profissionais terceirizados, a universidade deve aguardar o fim da pandemia para retornar as atividades de forma presencial.

Auxílio

Segundo a universidade, haverá investimentos na aquisição e aluguel de equipamentos, contratação de dados móveis e na criação da bolsa conectividade para os estudantes. O plano prevê ainda a implantação do Programa Interno de Apoio à EaD, criado pelo Consu no último dia 30 de setembro.

Para o campo da infraestrutura tecnológica, está prevista a implantação de um ambiente para atividades acadêmicas remotas e EaD, a atualização da Plataforma Moodle, a aquisição de equipamentos para adaptação ao trabalho virtual home office e nas dependências da instituição, além da implementação da biblioteca virtual.

Fonte: Atarde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *